sábado, 30 de julho de 2011

Por que não tirar as cutículas??


Já faz um tempinho que essa "campanha" de não tirar as cutículas tem circulado por aí, né? A questão é que as mulheres cultivam esse hábito há muuuitos anos e, principalmente as brasileiras, já tem uma cultura de gostar das unhas cutiladas "bem fundinho". Daí, à primeira vista, uma cutícula intacta pode gerar uma sensação de estranhamento. Mas existem bons motivos pra abandonar esse hábito.


O ponto principal é: as cutículas não estão nos seus dedos à toa! Sério... Deus não resolveu colocar essa pelinha ali pra dar mais trabalho às mulheres na hora de fazer as unhas. A função dela é proteger a matriz ungeal, que é a parte viva da unha, a região de onde as unhas nascem. Se você fica tirando essa proteção, está se expondo à entrada de micro-organismos e, consequentemente, se tornando vunerável à micoses e infecções sérias. Cutilar os pés, então, é um perigo ainda maior. Isso porque eles tendem a ficar abafados dentro de meias sapatos, se tornando um ambiente mais propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Além disso, tirar as cutículas enfraquece o crescimento das unhas e pode causar danos, até mesmo irreversíveis, à sua estrutura interna. Fora que quanto mais você tira, mais elas crescem. Gente, a natureza é sabia! Ao tirar as cutículas, você está tirando uma proteção, então seu organismo vai produzir mais cutículas para se manter a salvo da invasão dos micróbios. 


Se você ainda não se convenceu, acrescente aí um bônus: a praticidade! Além de dizer adeus aos bifes e cutículas tortas e "picotadas", o processo de fazer as unhas fica muito mais rápido quando você não tira a cutícula. É só lixar, pintar e tá pronto!


Tudo bem, confesso que não dá pra ignorar aquelas pelinhas levantadas. Mas a solução é simples: hidratar! O que faz a cutícula ficar feia e levantadinha é o ressecamento. Se você criar o hábito de passar um creminho na região, vai ver que dentro de pouco tempo elas vão estar super apresentáveis e discretas. ;) As duas opções mais recomendadas pelas meninas são a "Cera Nutritiva para Unhas e Cutículas" da linha pink da Granado, que custa algo em torno de R$16, e o "Mira-Cuticle" da Avon, cujo preço pela bisnaga de 20ml varia entre 3 e 5 Reais (sério, é muito barato! Vale a pena comprar pra pelo menos experimentar!).
Então é isso meninas... Basicamente, posentar o alicate só vai trazer benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário