quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Beleza de dentro pra fora: Zinco

Atualmente temos à nossa disposição milhares de cremes, loções, óleos e os tratamentos mais variados no mercado da beleza. Tudo isso é muito bom, mas não podemos nos esquecer que não existe mágica... Se estivermos com o organismo desequilibrado, não adianta besuntar o rosto, o corpo e os cabelos com os produtos mais revolucionários, porque o resultado não vai ser satisfatório. Se, por outro lado, estivermos com a saúde em dia, mantendo uma dieta balanceada através da ingestão adequada de nutrientes, certamente as maravilhas que a modernidade proporciona terão seu efeito potencializado! Por isso achei que seria interessante criar essa seção no blog, deixando um espacinho pra mostrar que também dá pra ficar bonita com ingredientes naturais, sem ser aqueles presentes na composição de certas linhas de cosméticos. ;)


O Zinco, por exemplo, é um mineral importante para o nosso organismo. Além de auxiiar a cicatrização e fortalecer o sistema imunológico, colaborando para a diminuição de gripes e resfriados, o consumo adequado desse nutriente também pode fazer maravilhas pelas suas unhas, pele, cabelo e libido! Aliás, a reposição do Zinco é especialmente importante para as mulheres que tomam anticoncepcional, pois o uso da pílula pode causar uma deficiência desse mineral no organismo, causando uma diminuição do desejo sexual (problema que pode ser facilmente resolvido com a estabilização dos níveis do nutriente em questão).

ATENÇÃO!
O consumo excessivo de Zinco pode ser perigoso para a saúde!! Não exagere e sempre tome bastante cuidado para não ultrapassar os níveis de consumo recomendados!


Crianças: 2 a 6mg /dia, conforme a idade
Mulheres adultas: 7 a 9mg /dia
 Grávidas: 8 a 10mg /dia  Lactantes: 9 a 13mg /dia
Homens adultos: 9 a 13mg /dia

(lembrando que as gravidinhas e mamães amamentando sempre devem consultar o médico antes de tomar suplementos alimentares, ok?)

Alguns benefícios que esse mineral pode te proporcionar:
  • Acne / Queda de Cabelo: regula o funcionamento das glândulas sebáceas, ajudando a controlar a oleosidade da pele e couro cabeludo, reduzindo o aparecimento de espinhas e a perda dos fios. Também pode ser um grande aliado no combate à caspa e seborréia.
  • Combate o envelhecimento da pele: junto com a vitamina C, participa na produção de colágeno e elastina, ajudando na redução das linhas finas de expressão e  normalizando a superfície da pele.
  • Ajuda no fortalecimento das unhas, tornando-as menos quebradiças. Manchas brancas nas unhas também podem sinalizar uma deficiência de Zinco.
  • Reduz o cansaço e o stress, dando mais disposição para o dia-a-dia. 
  • Auxilia no aumento do desejo sexual, tanto para mulheres quanto para homens (se a sua ereção não é mais a mesma, talvez você esteja precisando repor o Zinco do organismo). E muita gente diz que uma vida sexual satisfatória deixa a pessoa mais bonita, não é? ;)

Agora você quer saber onde encontrar esse fantástico mineral? Pois bem. Vamos à mais uma listinha, apontando alguns alimentos que podem ser boas fontes de Zinco:


Frutas:
Uva, Abacaxi, Framboesa, Morango, Pera, Pêssego, Limão, Figo, Ameixa.
Legumes e verduras:
Abóbora, Agrião, Batata,Tomate, Nabo, Pepino, Rabanete, Ervilhas, Cenoura
Cereais:
Soja, Grão de bico, Lentilhas, Pão Integral
Frutos secos:
Castanhas do Pará, Amêndoas, Nozes, Tâmaras, Uva-passa
Frutos do mar:
Camarão, Caranguejo, Lula, Mexilhões, Ostras
Outras opções:
Chá verde, Chocolate, Fígado, Leite e derivados, como Queijo Cheddar, e especialmente Leite de Soja.


Quero destacar também o AdeS, que é super prático e fácil de achar (Leite de Soja, que também pode ser encontrado em versão com sabor suco de fruras) e o Redoxon Zinco, que já traz uma boa quantidade do mineral, junto com a vitamina C, que ajuda a potencializar os efeitos.
Eu, particularmente, acho que não é uma boa tomar o suplemento vitamínico (Redoxon Zinco) todo dia, porque, afinal, você vai consumir o Zinco a partir de outras fontes (na comida), o que pode acabar gerando uma superdosagem. Acho que 2 a 3 vezes por semana já está de bom tamanho.  

Espero que vocês aproveitem as dicas e sintam a diferença em cuidar da beleza também de dentro pra fora :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário