terça-feira, 17 de maio de 2011

Beleza de dentro pra fora: Água

Sim, água, H2O! Quer coisa mais básica?? :)
Gente, pode parecer clichê e blablablá, mas a mais pura verdade é que beber uma quantidade razoável de água é extremamente importante, tendo em vista que ela compõe algo em torno de 60% do nosso organismo. Além disso - fiquem chocadas! - pesquisas indicam que a partir dos 25 anos de idade nosso corpo já começa a perder água naturalmente... E nós não queremos virar maracujás de gaveta, né??

A desidratação pode ser responsável, não só pelos problemas de funcionamento do organismo, como prisão de ventre, pedras nos rins, entre outros, como também pelo aspecto mais ressecado da pele e do cabelo. 
Muita gente diz que o ideal é beber 2 litros de água por dia, mas sejamos realistas: as pessoas não são todas iguais! Portanto, a quantidade de água diária que deve ser ingerida por cada um pode variar de acordo com a idade, sexo, nível de atividade física, clima da região onde mora... Enfim, diversos fatores. Uma diquinha para saber se você está bebendo menos água do que deveria é dar uma verificada no seu xixi. Ok, não é a coisa mais fina do mundo pra se comentar, mas né... É o seguinte: uma das formas de verificação é prestar atenção na freqüência com que vai ao banheiro. Se você faz pipi menos de 4 vezes em 24 horas, pode ser um indício de que seu corpo não está recebendo a hidratação ideal. Além disso, o xixi muito amarelo e com cheiro nitidamente perceptível não é um bom indício. O mais legal é que ele tenha uma tonalidade clara e seja praticamente inodoro. 

Então tá, isso posto, vamos aos beauty-facts:
Quando seu organismo está pouco hidratado, há um desequilíbrio interno, que pode ser perceptível através da retenção de líquidos, intestino preguiçoso... Ou você pode simplesmente não notar os "sintomas" internos dessa desidratação, mas sua pele e seu cabelo certamente vão ser os primeiros a sentir! A falta de água no organismo faz com que eles, rapidamente, percam o brilho, a elasticidade e a maciez, e o que acontece? Cabelos opacos e quebradiços, pele ressecada e sem vida. E não adianta nada se lambuzar com aquele hidratante importado ou fazer uma power hidratação capilar no salão com aquela máscara caríssima... Como eu já disse aqui antes, se você não estiver  com o organismo equilibrado, o que você fizer do lado de fora não vai ter o melhor resultado possível. Se, por outro lado, você está com o organismo devidamente hidratado, os resultados desses tratamentos cosméticos com certeza vão ser potencializados. 
Fora isso, a água é totalmente livre de calorias, portanto não engorda e evita a retenção de líquidos. É aquela coisa... se você não fornece o que seu corpo precisa, a tendência do organismo vai ser "estocar" porque ele não sabe quando vai receber aquele elemento necessário de novo. Se, por outro lado, você ingerir líquidos na freqüência ideal, o corpo não vai ter essa necessidade de retê-los.

Sei que muitas vezes a gente acaba "esquecendo" de beber água, mas se você puder levar sempre, para o colégio, faculdade ou trabalho, uma garrafinha de água com você, fica mais fácil lembrar de dar um golinho cada vez que sentir sede ;) 


GlubGlub :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário