sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cuidados com a beleza no inverno

Pois é, meninas... O inverno chegou e, nessa época do ano, as queixas em relação a pele seca, cabelos opacos e lábios rachados não são raras. Então reuni algumas diquinhas de cuidados específicos para a estação do frio. Vamos lá..

1) Hidrate-se de dentro pra fora! Beber água é muito importante, não só para a saúde, mas também para manter a pele e os cabelos hidratados. Para mais detalhes, vocês podem dar uma olhada no post que eu fiz sobre isso aqui no blog.

2) Embora seja tentador passar um bom tempo no banho quente, isso é péssimo tanto pra pele, que vai ficar ressecada, quanto para os cabelos, que vão ficar opacos e sem vida. A primeira coisa é evitar aquela água pelando... É preferível tomar um banho com a água morninha e reduzir o tempo debaixo do chuveiro. Vale lembrar que o ideal na hora de se enxugar é usar uma toalha macia e não esfregaaaaar na pele, e sim pressionar (mais ou menos do mesmo jeito que a gente faz pra secar o rosto, com delicadeza).

3) Mantenha sua rotina diária dos 3 passo (lavar, tonificar e hidratar) com a pele do rosto. Se a água da pia estiver muuuuito gelada e você não aguentar mesmo, pode dar uma leve amornadinha. Mas nada de água quente, hein! E em relação ao hidratante, se você, assim como eu, costuma usar um daqueles não-oleosos/anti-acne, que contém ácido salicílico, pode ser interessante substituí-lo no inverno por um comum, porém não muito encorpado. Eu, particularmente, me dei bem com aquele Nívea Soft Lotion para mãos e rosto.

4) Nesta época do ano, é interessante optar por sabonetes mais cremosos e hidratantes. Eu gosto muito do Dove e realmente sinto a minha pele mais hidratada depois de usá-lo. E é legal também que ele serve tanto para o rosto quanto para o corpo. Mas isso é só uma sugestão, você pode escolher o que mais te agrada. É super válido optar também por condicionadores e cremes com propriedades hidratantes, como a manteiga de karité, por exemplo.

5) Evite produtos que tenham álcool na fórmula, porque ele desidrata a pele, o que vai deixá-la mais seca ainda no inverno. Prefira demaquilantes e tônicos, por exemplo, que não contenham este ingrediente.

6) A melhor hora pra passar o hidratante é depois do banho, pois os poros vão estar mais dilatados graças ao vapor d'água e, dessa forma, os nutrientes serão absorvidos com melhor facilidade. Vale optar por um mais encorpado nessa estação. Eu estou amando o Garnier Nutri Intensivo para pele extra-seca e já fiz resenha dele aqui. Você pode passar também um óleo corporal, como óleo de amendôas, que cria uma "película" que ajuda a evitar a perda dos nutrientes, mantendo a hidratação por mais tempo. 

7) As manteigas corporais também são muito bem-vindas, especialmente nas áreas que tendem a ficar mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e calcanhares. Eu uso a da linha Pink da Granado e recomendo!

8) Cuidado com o uso exagerado de toucas, boinas ou gorros. Embora seja fashion, o uso prolongado desses acessórios pode aumentar as chances do surgimento de caspa e/ou fungos no couro cabeludo, que fica abafado.

9) Para o cuidado com os lábios, procure usar batons com vitaminas e propriedades hidratantes. E vale lembrar que a manteiga de cacau é sua melhor amiga nessas horas e pode ser encontrada em qualquer farmácia por um precinho bem camarada. ;)

10) Não vamos esquecer dos pés, que costumam ficar "confinados" a botas e calçados fechados nessa época. É interessante fazer uma esfoliação semanal neles, mas sem usar aquelas lixas (menina, aquilo engrossa a pele!!) ou pedras. Prefira, por exemplo, o esfoliante de pedra pomes da linha Pink Granado. É um creminho meio arenoso que você passa no pé depois do banho, ótimo pra renovação da pele. Vale também apostar nos cremes à base de uréia antes de dormir, que ajudam a afinar a pele e reduzir calosidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário